domingo, 22 de junho de 2008

Eu quero ser Idosa!!!


Nos passados dias 18, 19 e 20 de Junho estive presente no 2º Congresso Nacional do Idoso. Para quem ainda não me ouviu comentar, esta é uma população que me fascina e com a qual gostaria de trabalhar num futuro próximo. As demências, ou as perdas cogntivas fascinam-me e ocupam em mim um lugar especial na minha prática profissional.

Mas o que gostaria de partilhar com vocês aqui é um excerto de uma conferência de um Professor Catedrático, de nada mais nada menos com 80 lindos e fresquinhos anos, que nos presenteou ao longo de um curta hora uma lição de sabedoria, inteligência, riqueza e juventude de espírito. As suas palavras ficaram registadas na minha mente, coração e no caderno de notas.

Para vocês, Professor Daniel Serrão, na conferência "O Cérebro executivo, piora ou melhora com a idade?": "Quando a pessoa com Demência /Alzheimer apresenta novas palavras, diz-se que está desorientada no tempo. Não está nada! Essa pessoa está é orientada noutro eixo. Talvez neste período ela compreenda o Mundo através dos cheiros, dos sentidos. Mesmo nas fases em que o idoso com demência não fale, ele está em processo de ideação...apenas não a exprime!" (...) o silêncio da parte pré-frontal - o cérebro executivo, permite talvez que desperte novamente para um Mundo sem influências, ao contrário do processo de aquisição de uma linguagem, que nos é naturalmente imposto pelos que nos são próximos e nos rodeiam, quando ainda pequeninos."

Bem haja Prof. Daniel Serrão.

Sem comentários: